A Comissão Político-Pedagógica do VIII Seminário “Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais” torna públicos os editais de chamada para trabalhos (artigos e pôsteres) e de proposição de oficinas/rodas de conversa/minicursos.
O Seminário será realizado na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), em Brasília/DF, no 2º semestre de 2020 (data a definir, em virtude da atual pandemia do novo coronavirus), e terá como tema “Direito, Poder e Opressão: 40 anos da obra de Roberto A. R. de Aguiar”. Universidade fundada por Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira, a UnB abriga há 30 anos o coletivo O Direito Achado na Rua, fundado por Roberto Lyra Filho e José Geraldo de Sousa Junior, a partir do qual Roberto Aguiar produziu importantes reflexões para o pensamento crítico brasileiro.
Será portanto um seminário marcado por grande simbolismo, considerando a atual conjuntura de retrocessos sociais, econômicos, políticos e culturais, e que ocorrerá na capital federal num momento de graves ataques à democracia, à liberdade de pensamento e à universidade pública brasileira. Por esses motivos, o VIII Seminário se configura como um ato de resistência dos movimentos sociais, do pensamento crítico e da militância por direitos.
Em breve a programação completa será divulgada no sitio eletrônico do IPDMS, e serão abertas as inscrições para o seminário.
Seguem abaixo os respectivos editais:
- Chamada para artigos e pôsteres
- Chamada para proposição de oficinas, rodas de conversa e minicursos.
Seguem abaixo os modelos de artigo e de resumo de pôster: